Uncategorized

ADL divulga resultados das ações realizadas no mês de Julho – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

No mês de Julho foram realizadas as ações da ADL (Análise de Densidade Larvária) nas residências de Guaratinguetá por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

A Análise de Densidade Larvária é feita trimestralmente com intuito de identificar a Infestação pelo mosquito no município e fornecer dados para as ações de controle do vetor.

Segundo as análises, o Índice de Breteau (IB) extraído foi 2.2, ou seja, a cada 100 imóveis visitados há aproximadamente 2 recipientes positivos com larvas de Aedes aegypti.

O Índice de Infestação Predial (IIP), no qual expressa a relação de imóveis positivos para larvas de Aedes aegypti, teve o valor obtido 1.9, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, aproximadamente 2 possuem larvas de Aedes aegypti.

Em comparação com os índices extraídos no mesmo período sazonal, em julho de 2022 (IB 2.4 e IIP 2.2), há uma redução dos índices pesquisados.

No entanto, conforme as diretrizes nacionais para a dengue, atualmente temos uma alta infestação pelo vetor e estamos em alerta para transmissão.

Pedimos a colaboração da população no combate contra a dengue, eliminando objetos que possam servir de criadouro para o mosquito e seguindo as dicas de prevenção:

Limpe seu quintal;
Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas;
Tampe os ralos da sua residência;
Mantenha a sua caixa d’água bem tampada;
Lave com escova e sabão todos os recipientes que contenham água;
Limpe sua calha, para que a água não seja impedida de passar;
Não deixe água da chuva acumulada na laje.

A luta é de todos! Ajude no combate contra a dengue!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *