José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Colaborou o jornalista Lucas Brito
Em clima de muita emoção, São José dos Campos se despediu do SSP23 (Space Studies Program) em evento realizado na Câmara Municipal nesta sexta-feira (25).
Participantes do maior evento espacial do mundo destacaram a hospitalidade e a maneira carinhosa que foram recebidos no Brasil e, principalmente, o acolhimento em São José dos Campos.
Um total de 90 alunos de 31 países diferentes e integrantes da ISU (International Space University) permaneceram por dois meses na cidade. Nesse período, o programa também recebeu cientistas, astronautas, especialistas, entre outros participantes.
“O Brasil foi o país perfeito para este curso, todos foram muito receptivos, o comitê local fez uma excelente organização e eu sinto que nós não seríamos tão bem recebidos assim em nenhum lugar do mundo”, afirmou o estudante Diego Guerra. Nascido na Itália, ele trabalha e mora atualmente nos Estados Unidos.
O diretor da ISU e da Nasa, James Lewis, também falou com entusiasmo sobre o resultado do evento em São José. “São José dos Campos a cidade perfeita pra receber o programa. O envolvimento de todos fez com o que o evento superasse todas as expectativas”, disse Lewis.
A vice-diretora do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e uma das coordenadoras do LOC (Comitê Organizador Local), Mônica Rocha, também enfatizou a participação popular e a maneira carinhosa que os participantes foram recebidos. Foi a primeira vez que o Brasil sediou o programa.
“Tivemos um recorde de público, por onde a gente andava na cidade, ouvíamos as pessoas falando do evento. Vamos fazer uma reunião para dimensionar os impactos positivos e principalmente para mapear as oportunidades para a cidade na área do espaço.”
Próximo evento
Durante a a cerimônia de encerramento, também foi anunciada a cidade de Houston, no Estados Unidos, como a próxima sede do programa, que está em sua 35ª edição e realizada uma vez por ano em diferentes países do mundo.
Localizada no estado americano do Texas, Houston é sede do Johnson Space Center, centro de comando de treinamento, pesquisa e controle de voos da NASA, a agência espacial americana.
Douglas Terrier, representante do comitê organizador do SSP24 e diretor do Johnson Space Center, participou da cerimônia em São José dos Campos e deu boas-vindas ao programa.
“Temos agora a missão de oferecer um evento tão bonito e caloroso como o que foi realizado em São José dos Campos e no Brasil.”
A cerimônia teve ainda uma apresentação especial de macaratu realizada pelo grupo regional Baque do Vale.
Sobre o SSP23
Organizado pela International Space University, o SSP é considerado o maior evento de estudos do setor espacial do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, o SSP está na 35ª edição e ocorre pela primeira vez no Brasil.
O INPE e o ITA submeteram, em conjunto com a Prefeitura, a proposta para sediar o SSP 2023.
O programa tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e Força Aérea Brasileira.
Patrocinam o SSP23 a Embraer, Visiona e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico