Uncategorized

UPAs são revitalizadas, oferecendo mais conforto e qualidade no atendimento – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A UPA de Paciência – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Com mais uma unidade de pronto atendimento inaugurada em janeiro de 2023, em Del Castilho, a Prefeitura do Rio conta atualmente em sua rede de saúde com 15 UPAs. Unidades destinadas a emergências clínicas, as UPAs atendem em média, por mês, mais de 150 mil pessoas e várias dessas unidades já passaram por reformas estruturais recentemente, sendo devolvidas à população em estado de novo, para um serviço de qualidade e resolutivo.

Diversos hospitais, maternidades, UPAs, unidades de Atenção Primária e centros de atenção psicossocial estão com novas instalações para oferecer mais conforto e um melhor atendimento. Resultado do investimento que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem fazendo para cuidar com mais qualidade dos cidadãos. Nesse contexto, as UPAs merecem destaque. Das 15 unidades municipais, cinco já foram completamente revitalizadas e uma nova inaugurada. Outras seis já estão com as obras em andamento e serão reinauguradas em breve.

As unidades reformadas se concentram nas zonas Norte e Oeste do Rio. Foram reinauguradas, nesta ordem, as de Engenho de Dentro, Senador Camará, Paciência, Sepetiba e Rocha Miranda e inaugurada a de Del Castilho. Juntas, realizam uma média de 64 mil atendimentos por mês.

– As reinaugurações das UPAs são muito importantes porque simbolizam a retomada do cuidado com as emergências na cidade do Rio. Nestes dois anos já foram reformadas mais de 200 unidades de saúde. O que estamos fazendo é ajudar a resgatar o SUS, e a gente faz isso com muito carinho e muito trabalho. Vamos continuar avançando – afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante a cerimônia de inauguração da UPA Del Castilho, em 18 de janeiro deste ano.

A revitalização das unidades foi além de uma mera intervenção estrutural. O projeto teve atenção aos detalhes para melhorar a experiência do usuário, do momento em que entra até a sua saída. Isso inclui novos mobiliários e equipamentos de saúde, ambientes bem sinalizados e instalação de televisores com entretenimento e informações importantes ao usuário por meio dos quadros informativos e um atendimento que preza pela atenção e cuidado.

– Hoje, a gente chega na UPA e encontra tudo diferente, desde a portaria às cadeiras que sentamos. As pessoas são solícitas e educadas. É maravilhoso. Está tudo como o carioca espera: uma unidade funcionando e que nos acolhe em um momento em que estamos aflitos com algum problema de saúde – contou Maria do Carmo Carvalho da Silva, enquanto aguardava atendimento na UPA Sepetiba.

 

A UPA de Paciência – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

 

As salas de atendimento pediátrico passaram a contar com uma ambientação diferenciada, que traz temas do universo infantil para que as crianças se sintam mais seguras e acolhidas. Já a reforma da parte estrutural incluiu troca do telhado e dos pisos, nova fachada, pintura geral, revitalização dos jardins com paisagismo e climatização com a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado.

– Essas entregas são para a população. Nos preocupamos com cada detalhe, pois entendemos que a assistência vai além do simples atendimento. O espaço, a ambiência, profissionais capacitados, tudo isso importa para que possamos oferecer um atendimento de qualidade – afirma Roberto Rangel, presidente da RioSaúde, empresa pública responsável pela gestão de 12 das 15 UPAs da rede municipal.

– Estive na UPA Paciência e só tenho elogios à estrutura e ao atendimento, que foi rápido. Fui muito bem acolhida – disse Tatiane de Souza Ribeiro, que esteve na unidade para levar o filho a uma consulta.

 

A UPA do Engenho de Dentro – Fabio Motta / Prefeitura do Rio

 

Somando as médias de atendimentos realizados pelas 15 UPAs por mês, são 151,1 mil pessoas assistidas mensalmente. Veja a média mensal por unidade:

UPA Cidade de Deus: 11,5 mil
UPA Costa Barros: 10,5 mil
UPA Del Castilho: 8,2 mil
UPA Eng. de Dentro: 10,4 mil
UPA João XXIII (Santa Cruz): 10,6 mil
UPA Madureira: 14,4 mil
UPA Magalhães Bastos: 8,6 mil
UPA Paciência: 11,5 mil
UPA Rocha Miranda: 10,8 mil
UPA Senador Camará: 11,6 mil
UPA Sepetiba: 9 mil
UPA Vila Kennedy: 10,5 mil
UPA Alemão: 8,5 mil
UPA Manguinhos: 8 mil
UPA Rocinha: 7 mil

 

Atendimento na UPA de Paciência – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Categoria:

  • 29 de setembro de 2023
  • Marcações: Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro saúde UPA

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *