NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Jogos Escolares de Minas Gerais chegam à etapa estadual com adesão recorde de 100% dos municípios

Começou nessa terça-feira (5/8), em Pará de Minas, na Região Central, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Pela primeira vez, todos os 853 municípios mineiros se inscreveram na competição, resultado de um esforço inédito do Governo de Minas para ampliar e democratizar o acesso ao esporte em todo o estado.

O governador Romeu Zema destacou a importância dos jogos para o desenvolvimento dos jovens estudantes de Minas.








 
 
   
   

Realizado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Educação (SEE), o Jemg é a maior competição esportivo-educacional do estado. Este ano, a etapa estadual será organizada em quatro cidades, com mais de 7 mil estudantes-atletas disputando diferentes modalidades.

Até o próximo sábado (9/8), Pará de Minas sedia a competição. Entre 11 e 17/8, Araguari e Uberlândia recebem o Jemg. Já entre 18 e 24/8, Poços de Caldas será a casa do esporte paralímpico.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, explica que a realização da fase estadual em quatro municípios diferentes visa ampliar o alcance regional do evento, movimentar as economias locais e garantir uma estrutura mais qualificada para os atletas.








 
 
   
   


Esporte que abre portas

Para muitos desses estudantes, o Jemg é mais do que uma competição. É a chance de viver experiências únicas e abrir caminhos para o futuro, como conta a estudante Cecília Luz, do Colégio Batista de Varginha. “Estou me sentindo feliz, importante e muito animada, porque não imaginava que teria essa oportunidade. O esporte é muito importante para nossa vida e abre várias portas”, contou a jovem atleta de 13 anos.

Já Maria Alice Almeida, também de 13 anos, está disputando a modalidade de basquete 3×3, outra novidade do Jemg em 2025. “A gente esperava por essa oportunidade há bastante tempo, então, estou muito feliz de fazer parte disso”, contou a jovem do Colégio Militar de Belo Horizonte. “O time está se esforçando bastante e acreditamos que a gente vai conseguir buscar esse título”, acrescentou.

Jemg impulsiona talentos mineiros

Mais do que um espaço de vivência esportiva e educacional, o Jemg é uma vitrine de talentos. A competição é classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), os Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares, representando uma das principais portas de entrada para o esporte de alto rendimento em Minas Gerais.

Um dos maiores exemplos do poder transformador do Jemg é o nadador paralímpico Gabriel Araújo, o Gabrielzinho. Natural de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele foi revelado na competição e hoje é campeão paralímpico. O atleta marcou presença na abertura do Jemg em Pará de Minas como embaixador da Liga Esportiva NESCAU®, apoiadora oficial da competição.








 
 
   
   

A etapa paralímpica que revelou Gabrielzinho, neste ano será marcada por um avanço inédito: pela primeira vez, os atletas paralímpicos terão hospedagem e alimentação custeadas integralmente, garantindo melhores condições de participação. A iniciativa foi possibilitada a partir da captação de recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg) junto ao grupo Grupo Ferrero®.

Transmissão ao vivo das finais

Outra novidade desta edição é a transmissão das finais do Jemg pela Rede Minas. A cobertura começa já neste sábado (9/8), ampliando o alcance do evento e permitindo que familiares, amigos e torcedores de todo o estado acompanhem os talentos mineiros. Com isso, o Jemg reforça ainda mais seu papel de vitrine e de celebração do esporte educacional em Minas Gerais.

Realizado pelo Governo de Minas, a execução técnica do evento é da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).