NOTÍCIAS

Projeto Arte e Cultura Florescer leva crianças para o palco no espetáculo ‘Pinocchio’

A comemoração do Dia das Crianças foi marcada por uma programação cultural para as crianças dos Residenciais construídos e assistidos pela Prefeitura de João Pessoa, uns na condição de atores e outros na plateia assistindo ao espetáculo ‘Pinocchio’, em cartaz no Teatro Ednaldo do Egypto, no bairro de Manaíra.

Na apresentação deste sábado (12), a vez foi das crianças do Residencial Vista Alegre, no Colinas do Sul, e da Casa da Acolhida Diagnóstica. Neste domingo (12) serão as crianças do Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias, do Residencial Saturnino de Brito, no Distrito Mecânico, e do Residencial São José.

O espetáculo é uma montagem do grupo Cara Dupla Coletivo de Teatro e tem a participação de crianças dos Residenciais Vista do Verde, Residencial Vista Alegre e alunos da Escola Municipal Anayde Beyriz, que participam do Projeto Arte Cultura Florescer do Programa Pós-Ocupacional promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab).

 “Nossa intenção foi fazer diferente nesse ‘Dia das Crianças’, proporcionando um momento de lazer cultural e ao mesmo tempo levar essas crianças para um mundo que era desconhecido para elas. Através do Projeto Arte Cultura Florescer, elas subiram no palco para fazer parte do espetáculo vivendo uma experiência única, mostrando o talento que cada uma tem dentro de si”, comentou a secretária de Habitação, Socorro Gadelha.

Ela parabenizou a diretora da peça, a atriz Letícia Rodrigues, que tem sido parceira da Semhab no trabalho social feito com as crianças e adolescentes dos residenciais. “Destaco que a orientação do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra tem sido de oferecer uma nova qualidade de vida para essas pessoas, dando a todos a oportunidade de ter acesso a atividades culturais, como o espetáculo ‘Pinocchio’”.

O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, disse que a peça era um momento de inclusão social, pois além de proporcionar as crianças um contato direto com a arte teatral, também estava revelando novos artistas entre os jovens dos residenciais. “Essa é uma oportunidade de revelação entre os jovens que estão participando do espetáculo, porque podemos estar abrindo o espaço para o surgimento de um novo talento. A peça acaba sendo uma escola para futuros artistas do teatro, da TV ou do cinema”.

Proposta do espetáculo– A diretora e produtora do espetáculo ‘Pinocchio’, Letícia Rodrigues, explicou que a proposta é passar para a plateia conceitos humanísticos mostrando o cuidado do pai com o filho, quando o personagem Gepeto, criador do Pinocchio, aceita o filho como ele é, ou seja, uma criança feita de madeira.

 O ator Gustavo Nickell, que interpreta Pinocchio, disse que o personagem foi construído em cima de uma versão diferente, valorizando o carinho que ele tem pelo pai e o amor que Gepeto tem por ele, aceitando Pinocchio como ele realmente é, um menino feito de madeira. Ele acrescentou “que a história aponta para dois caminhos: o que a pessoa deseja e o mundo real, que precisa ser aceito”.