A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), inicia, a partir desta sexta-feira (6), quando ocorrerá a passagem do Bloco Vumbora, puxado por Bell Marques, uma operação especial de limpeza e coleta seletiva na Via Folia, em trechos da Avenida Epitácio Pessoa, orla e regiões vizinhas. Essas áreas devem receber milhares de foliões com a passagem dos grandes blocos até o encerramento das festividades, no dia 11 de fevereiro, com o tradicional desfile do Muriçocas do Miramar.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destacou a expectativa positiva para a ação. “Não temos dúvidas de que será mais uma operação de sucesso, assim como ocorreu no Forró Verão e como vem acontecendo nos demais grandes eventos da cidade. Estamos preparados, com equipes treinadas e estrutura adequada, para garantir limpeza, organização e bem-estar para a população e os visitantes”, afirma Ricardo Veloso.
Por noite, a operação contará com 360 agentes de limpeza, cerca de 100 catadores de materiais recicláveis cooperados e o apoio de equipamentos mecanizados, garantindo agilidade e eficiência na limpeza do percurso. Além disso, a Divisão de Educação Ambiental (DEA) estará em atuação no Ecoponto do Recicla Folia, que traz uma novidade este ano: os catadores cooperados receberão o pagamento via Pix na hora, logo após a pesagem dos materiais recicláveis.
A iniciativa é inédita no Recicla Folia e é resultado de uma parceria firmada entre a Emlur, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a empresa Orizon, fortalecendo a inclusão social dos catadores e incentivando a reciclagem durante os grandes eventos da cidade.
A Emlur também destaca a importância das parcerias com a iniciativa privada para a continuidade e ampliação de ações e grandes projetos voltados à limpeza urbana, sustentabilidade e inclusão social. Essas cooperações fortalecem a capacidade operacional do Município, viabilizam soluções inovadoras e contribuem para que João Pessoa avance cada vez mais na gestão adequada dos resíduos sólidos, promovendo benefícios ambientais, sociais e econômicos para toda a população.
Para reforçar a estrutura, além das papeleiras e caixas estacionárias, a Emlur também está instalando 11 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), sendo um na Praça das Muriçocas e outros dez distribuídos ao longo da Via Folia, facilitando o descarte correto dos resíduos pelos foliões.
Coleta domiciliar segue normalmente – A Emlur reforça que, mesmo com a operação especial na Via Folia, a coleta domiciliar de resíduos sólidos seguirá normalmente em toda a cidade, conforme o calendário regular.
Coleta nas segundas, quartas e sextas-feiras ocorre nos seguintes bairros e localidades:
• Orla, Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, Bessa, Jardim Oceania, Jardim Aeroclube, Altiplano, Praias da Penha e do Seixas, Portal do Sol e Bairro de São José;
• Centro, Jaguaribe, Tambiá, Trincheiras e Varadouro;
• Brisamar, João Agripino, Padre Zé, Pedro Gondim, Bairro dos Estados, Expedicionários, Miramar e Tambauzinho;
• Cidade Verde, Cristo Redentor, Cuiá, Gervásio Maia, Grotão, Rangel, Roger, Varjão, Cruz das Armas, Funcionários I, Mangabeira e Planalto da Boa Esperança I;
• Mumbaba, Distrito Industrial, Jardim Veneza e Bairro das Indústrias.
Coleta nas terças, quintas e sábados atende os seguintes bairros:
• Esplanada, Ernani Sátiro, Costa e Silva, Gauchinha, Vieira Diniz e Bairro das Indústrias;
• Orla, Cabo Branco, Tambaú, Jardim Oceania, Jardim Aeroclube, Manaíra, Alto do Céu, Ipês e Costa do Sol;
• Mandacaru, Paratibe, Castelo Branco, Torre, Treze de Maio, Valentina, Centro, Jaguaribe, Trincheiras, Varadouro, Tambiá, Água Fria, Alto do Mateus, Cidade dos Colibris, Nova República, Funcionários II e Ilha do Bispo;
• Colibris, Distrito Mecânico, Irmã Dulce, Jardim Planalto, João Paulo II, José Américo, Novais, Novo Geisel, Oitizeiro, Anatólia, Bancários, Geisel, Jardim São Paulo, Cidade Universitária, Parque do Sol e Planalto da Boa Esperança.
