Alunos de escolas da rede municipal de João Pessoa receberam, nesta quinta-feira (17), a premiação pelo desempenho conquistado em três grandes eventos: Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM), 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Mirim. Foram medalhas de outro, prata e bronze, além de menções honrosas.
O evento aconteceu na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, e premiou 190 estudantes. Essa premiação é referente ao ano de 2022. A solenidade faz parte da programação do ‘II (A)gosto do Estudante: saberes, autonomia e direitos’, iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP).
“É um grande ganho pedagógico quando vemos tantos alunos premiados. Isso mostra ainda o empenho dos nossos professores e demais profissionais que integram a escola, que se esforçam diariamente para atrair esses estudantes cada vez mais para a aprendizagem contínua. Estão todos de parabéns”, disse a secretária executiva da Sedec, Luciana Dias.
Ana Carolina Bezerra Fidelis é aluna do 8°ano da Escola Municipal Afonso Pereira e recebeu a medalha de bronze da OBMEP. “Essas Olimpíadas estão trazendo várias oportunidades para nós estudantes em termos de conhecimentos no ensino público. Essas medalhas são uma forma de reconhecimento do nosso esforço”, falou.
Outra aluna que recebeu medalha foi Júlia Beatriz de Souza Campos, do 6° ano da Escola Municipal Deputado Fernando Paulo Carrilho Milane. Ela conquistou medalha de ouro na Olimpíada Mirim. “Eu sempre estudo com a professora Wilza Maria Santos de Melo. E quando ela me chamou para participar, fiquei meio nervosa, mas eu queria saber se eu iria me dar bem. Quando saiu o resultado, fiquei muito feliz”, disse com alegria a estudante.
De acordo com Consolação Policarpo, coordenadora da Seção de Jogos e Olimpíadas da Sedec, o evento reuniu, de uma só vez, três olimpíadas na área da matemática. “Um evento como este é de extrema importância. Não poderíamos deixar de homenagear tantos alunos que estão se destacando em Matemática a nível nacional. A gente sabia que tinha alunos ganhadores, mas não nessa dimensão de tantos vitoriosos”, disse com orgulho.