Uncategorized

População aprova dispensário eletrônico de medicamentos

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

O dispensário eletrônico de medicamentos, implantado pela Prefeitura de São José dos Campos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Campo dos Alemães, na região sul, tem agradado os usuários do sistema inovador.

Dos 255 pacientes que utilizaram o equipamento e responderam a pesquisa de satisfação, 138 (54%) o classificaram como ótimo, enquanto 97 (38%) o consideraram bom e 20 (8%) disseram ser regular.

Uma das primeiras munícipes a experimentar a novidade, a empregada doméstica Claudinete Barbosa, que tem 44 anos e mora no Parque Interlagos (sul), aprovou o novo sistema. “Gostei muito. Foi uma experiência muito válida. Classifiquei o equipamento como ótimo. É bem prático e vai facilitar e agilizar a vida de quem precisa retirar medicamentos na UPA.”

Claudinete considerou a novidade ótima | Foto: PMSJC

Pioneirismo

Iniciativa pioneira em unidades públicas de saúde do Brasil, o dispensário eletrônico tem como principal objetivo facilitar e acelerar o acesso dos munícipes aos remédios.

Em funcionamento desde 21 de julho, o sistema já foi utilizado por mais de 700 pacientes, que retiraram mais de 2 mil medicamentos.

A partir da avaliação do projeto piloto, a ideia é estender a medida às demais unidades de pronto atendimento da cidade, garantindo o tratamento até que o munícipe possa retirar os medicamentos na UBS Resolve da área de abrangência.

Como funciona

  • Estão disponíveis para retirada 27 medicamentos das classes antialérgicos, anti-inflamatórios, analgésicos e anti-hipertensivos, que são os de maior demanda
  • O dispensário eletrônico pode ser utilizado pelos pacientes da UPA do Campo dos Alemães a partir das 17h30 das sextas-feiras, aos sábados, domingos e feriados, quando a maioria das unidades básicas de saúde do entorno está fechada para dispensação de remédios
  • Funcionários da UPA estão à disposição dos munícipes para ajudá-los na utilização do novo equipamento
  • As receitas emitidas durante as consultas médicas no local têm QR code para identificação dos remédios e quantidades
  • Se houver necessidade de continuidade do tratamento, os pacientes recebem uma segunda receita para retirar os medicamentos nos outros dias da semana com os funcionários da UPA


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *