Uncategorized

Hospital Nossa Senhora do Loreto recebe ação de educação ambiental para crianças – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Um dos objetivos da ação é incentivar o plantio de árvores e mudas.- Edu Kapps/Prefeitura do Rio

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto recebeu, nesta quinta-feira (21/9), uma ação social de educação ambiental voltada aos pacientes do ambulatório do Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais (Cefil), para estimular e conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, com o solo e incentivar o plantio de árvores e mudas. Além disso, as crianças também participaram de um jogo de tabuleiro gigante sobre a proteção das águas dos rios. A ação foi promovida pelo Instituto da Criança, com apoio da Caixa Capitalização e operação do Instituto Moleque Mateiro.

Enquanto um grupo de voluntários auxiliava e ensinava as crianças sobre o plantio nos jardins e canteiros da unidade, outro grupo liderava o jogo de tabuleiro sobre os caminhos da água desde a sua nascente até a chegada ao mar, conscientizando as crianças para esse cuidado. Ao final da ação foi oferecido lanche para as crianças que participaram e também realizada uma doação de leite para a organização Saúde Criança Ilha, que apoia as famílias carentes de pacientes do Cefil.

– Ações de voluntariado, como essa, envolvendo o meio ambiente, a saúde e as crianças, trazem para nossos pacientes pediátricos um universo lúdico importante e proporcionam um ambiente de convívio inesperado e surpreendente entre o hospital, os funcionários e a assistência, ajudando muito no processo de cura e reabilitação – disse a diretora do hospital, Ana Cláudia Cruz, ressaltando que é muito importante o envolvimento das crianças nessas ações, contribuindo no tratamento que elas realizam na unidade.

Participativas, entusiasmadas e cheias de energia, as crianças colocaram, literalmente, a mão na terra. Até aqueles mais envergonhados ficaram à vontade e interagiram com as equipes presentes. Foi o caso do pequeno Jonas Nogueira, de 4 anos, que após passar pelo seu primeiro atendimento no Cefil, teve a oportunidade de aprender sobre o plantio e fazer colegas no jardim. Já para Ana Júlia Cardoso, de 7 anos, a atividade não era uma novidade. A menina, que já participou de uma ação semelhante, contou que a experiência foi a melhor que poderia ter.

Para a coordenadora de projetos do Instituto da Criança, Mariana Pinheiro, a iniciativa fortalece a conscientização ambiental através do compartilhamento de informações úteis, já que os ensinamentos repassados para as crianças serão, posteriormente, aplicados de forma prática em suas rotinas, envolvendo também os seus familiares e responsáveis.

– Está sendo importante iniciar essa conscientização dentro do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto e compartilhar conhecimentos fundamentais com as crianças, fazendo com que esses pequenos levem boas práticas para as suas casas.

 

As crianças gostaram bastante de participar da experiência – Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Categoria:

  • 22 de setembro de 2023
  • Marcações: Ação criança educação ambiental hospital Loreto

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *