Uncategorized

Agência Minas Gerais | Em São Paulo, governador exalta desenvolvimento econômico e sustentável de Minas Gerais

Mais uma vez presente no Encontro de Líderes Comunitas, o governador Romeu Zema esteve em São Paulo para participar da solenidade que reúne autoridades e representantes de vários estados do país. O tema da 16ª edição foi “Brasil de Oportunidades”, destacando as principais vias e possibilidades de desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil.

“É sempre uma satisfação poder estar em mais um evento da Comunitas, onde experiências são trocadas e diversas questões são debatidas. É um momento de grande aprendizado para mim. Vejo a Comunitas como uma instituição que realmente dá apoio ao estado de Minas Gerais, pois muitas das nossas políticas públicas têm caminhado bem devido a este apoio institucional que a Comunitas nos dá com consultorias que entendem e resolvem os problemas”, disse o governador Romeu Zema.

Entrando no tema do encontro, na primeira rodada de conversas, Zema relatou os desafios do início da gestão, quando o Estado enfrentava uma situação financeira precária. Além disso, o governador citou alguns avanços de Minas Gerais em desenvolvimento sustentável. Energia fotovoltaica e a importância do etanol, foram alguns dos temas abordados pelo governador.

“Minas está participando ativamente da transição para a economia descarbonizada. Hoje nós já somos o maior estado do Brasil em geração de energia fotovoltaica, temos no estado a produção de energia equivalente a meia hidrelétrica de Itaipu. E 90% disso foi conquistado na minha gestão”, declarou o governador.

Outro tema tradado pelo governador Romeu Zema foi a transição energética. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual pontuou a importância do lítio para Vale do Jequitinhonha. De acordo com o governador, o Vale do Lítio já está sendo valorizado pela geração de empregos e renda para os moradores.

“Vale lembrar que o lítio que está sendo produzido lá, não é com construção de barragens, e sim por filtragem. E é utilizando energia fotovoltaica, ou seja, energia limpa. Tanto é que o lítio de lá está mais competitivo do que o de outros países, porque ele foi considerado muito mais verde”, pontuou o governador.

Também presente no encontro, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, exaltou o trabalho do governador Romeu Zema e detalhou as medidas tomadas pelo Estado para garantir o desenvolvimento ecológico. “Hoje, Minas Gerais é reconhecida em todo mundo pela sua política de mudanças climáticas. O governador esteve há pouco tempo na assembleia geral da ONU, onde dez estados de todo mundo foram selecionados a partir de uma avaliação técnica da política da mudança do clima. Nós estamos desenvolvendo um plano para a mudança do clima, que é o plano de ação climática com várias atuações, como por exemplo a implementação do programa de regularização ambiental em Minas e o Selo Verde para que os pequenos produtores possam vender seus produtos com um diferencial competitivo”, disse a titular da pasta.

A Comunitas é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado. O principal objetivo da organização é gerar impacto social, com foco na melhoria da prestação dos serviços públicos.

A organização orienta empresas e seus institutos na gestão com foco no social para ampliar a qualidade do investimento na área. O Encontro de Líderes começou em 2008 e, ao longo dos anos, já contou com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais para debater sobre o desenvolvimento do país.

 

Marcelo Barbosa / Imprensa MG

Palestra

Ainda na capital paulista, durante a tarde, o governador Romeu Zema foi palestrante na solenidade promovida pelo Instituto Sonho Grande. Zema contou sua trajetória como empresário e político, e também relatou os desafios que encontrou no início de sua gestão, principalmente na educação de Minas Gerais.

Dando seguimento na pauta de educação, o governador exaltou as melhorias das escolas, mobiliários e merenda. “Com a parceira do instituto, fizemos avanços expressivos e quem vai a Minas Gerais tem percebido como nós melhoramos fisicamente as escolas. Reformamos mais de 1,5 mil unidades, trocamos o mobiliário, os equipamentos de informática tanto dos professores quanto os alunos e estamos cobrindo centenas de quadras, além de outras ações”, declarou o governador.

O Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas. Desde 2015, a instituição apoia a expansão do Ensino Médio Integral e avaliam os resultados do modelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *