O governador Romeu Zema vistoriou, nesta segunda-feira (9/10), dois importantes trechos rodoviários que passam por recuperação funcional no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba nas MG-190 e MG-464. Após a conclusão das obras, as duas rodovias somarão mais de 80 quilômetros de asfalto completamente novo.
Os dois segmentos são rotas de escoamento da produção agropecuária e industrial no Triângulo, além de atenderem milhares de pessoas que se deslocam na região a trabalho, lazer ou em busca de atendimento de saúde.
“Fico muito satisfeito de estar aqui na região. A estrada estava em uma situação muito ruim e a população já solicitava há anos uma recuperação. E nós verificamos aqui que o trabalho já está caminhando para a etapa final. Em cerca de 40 dias, esse trecho todo será entregue, trazendo benefícios para quem mora em Sacramento e em toda região. Esta é mais uma estrada que ficou por anos aguardando melhorias e que o nosso governo está entregando”, destaca o governador.
Na MG-190, em Araxá, no Alto Paranaíba a vistoria ocorreu no km 180, onde equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) realizam a execução da capa asfáltica. O trecho em obras tem cerca de 29 quilômetros de extensão, e as obras têm potencial para geração de aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos. O investimento previsto na obra é de R$ 16,7 milhões.
A expectativa de conclusão da recuperação funcional é para o final de novembro, antes da intensificação das chuvas na região. A etapa final de todo o serviço prevê a aplicação de um microrrevestimento em todo o segmento.
MG-464
Na MG-464, com a obra de recuperação funcional no trecho de aproximadamente 54 quilômetros, haverá a implantação de novos marcos quilométricos em todo o segmento. O km 274,9 fica no trevo de Conquista, no Triângulo, onde as frentes de trabalho se encontram atualmente.
A recuperação do trecho beneficia diretamente uma população de mais de 33 mil pessoas e tem potencial para gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos.
A previsão é a de que a obra seja entregue entre novembro e abril de 2024, a depender das condições climáticas favoráveis. A recuperação do trecho beneficia diretamente uma população de mais de 33 mil pessoas e tem potencial para gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, ressaltou outras importantes ações em outras rodovias do estado. “Temos uma série de intervenções aqui na região. Além da MG-190, temos também a MGC-464, que está em recuperação avancada. E esperamos, até o final do mês, dar a ordem de início das intervenções na MG-428. Portanto, há uma série de obras acontecendo em todo o estado, atendendo a determinação do governador, de buscar recuperar toda a nossa malha rodoviária do estado”, afirma.
Melhorias
O jovem Luiz Henrique, de 20 anos, trabalha como tratorista na cidade de Sacramento. No entanto, ele mora em Patrocínio e passa pela estrada todos os dias. Ele conta que percebeu as melhorias no trecho.
“Eu me desloco por aqui constantemente para trabalhar, e já deu para reparar a diferença, melhorou bastante. A situação estava muito crítica aqui, com muitos buracos. Eu mesmo já estraguei minha moto, acabei perdendo um pneu e fiquei no prejuízo. Ainda tem a questão do tempo de viagem. Antes demorava mais, porque tinha que vir bem devagar. Eu gastava uma hora neste trecho e, agora, reduziu para 30 minutos”, diz. “Ficou tudo mais fácil agora. Esse novo recapeamento melhorou o deslocamento, a nossa segurança, o tempo de viagem, e ainda me ajudou a conseguir um emprego em outra cidade”, acrescenta o jovem.
O comerciante Ricardo Hernandes da Costa, de 48 anos, tem uma venda na região há 25 anos, mesmo período em que está esperando pelas obras. “Há mais de duas décadas que estou aguardando uma solução para esta estrada e, só agora, está saindo. E já começou a fazer a diferença. Como comerciante, a via está melhorando demais a chegada de mercadorias aqui. E tenho certeza que vai ficar ainda melhor para nós”, afirma.
Ele conta como era a rotina no local. “Antes, todo dia quebrava carro na rodovia por conta dos buracos. Agora, o asfalto tá tá novinho. Vai melhorar demais nossa vida. Além de ajudar a matar a fome do pessoal aqui da região. Para mim, por exemplo, que vendo marmitas aqui, vai ficar muito bom. Hoje, eu sirvo cerca de 30, 40 marmitas por dia. Mas a estrada nova vai melhorar isso e, com certeza, vamos vender muito mais”, conclui o comerciante.
Filomena Cartafina
A recuperação da Avenida Filomena Cartafina, em Uberaba, foi outro trecho vistoriado pelo governador Romeu Zema nesta segunda-feira. Ela contempla 24 quilômetros de pista duplicada, no trecho que conecta o município ao Distrito Industrial III, e 4,4 quilômetros de pista simples, em parte da rodovia que liga o distrito à BR-050.
As intervenções no trecho trazem mais tranquilidade e segurança para mais de 350 mil pessoas que vivem e circulam pela região.
Em 26/9, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, esteve no local, inaugurando a obra que vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Triângulo.
Provias
As obras vistoriadas pelo governador integram o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais. Somente no Alto Paranaíba, são 17 intervenções do programa com investimentos de R$ 349 milhões. Ao todo, serão recuperados 489 quilômetros e pavimentados outros 78 quilômetros de estradas na região.
Em todo o estado, o Provias conta com 122 empreendimentos, sendo 40 obras concluídas, 52 em andamento e 30 a iniciar. O programa soma cerca de R$ 4 bilhões em investimentos.
O programa se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.
Concessões
Além das obras realizadas pelo DER-MG, a região conta com intervenções feitas pela EPR Triângulo. A malha rodoviária concedida no Triângulo Mineiro soma cerca de 630 quilômetros. Com pouco mais de seis meses de operação na região, a concessionária responsável pelo Lote 1 já executou mais de 200 quilômetros de correções nos pavimentos, cerca de 300 quilômetros de sinalização horizontal e a instalação de aproximadamente 700 unidades de placas de sinalização vertical.
Nesse período, foram destaque os trabalhos de regularização e conservação do pavimento da MGC-462. De um total de 93 quilômetros sob responsabilidade da concessionária, 85 já receberam microrrevestimento asfáltico, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
Ao longo dos 30 anos de concessão, serão investidos nas rodovias do Lote 1 cerca de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários.