Uncategorized

Creches em tempo integral dão tranquilidade para os pais poderem trabalhar – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O EDI Escritora Clarice Lispector foi construído para atender 300 crianças com 12 salas – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Uma das marcas da atual gestão da Prefeitura do Rio é a de proporcionar para as crianças da rede municipal de ensino toda a infraestrutura que facilite a aprendizagem e o convívio com os demais colegas, bem como a tranquilidade para que os pais possam trabalhar, sabendo que seus filhos estão seguros e estudando. Para tanto, as creches em tempo integral exercem papel importante para garantir uma boa alimentação e saúde e, sobretudo, o aprendizado.

Atualmente, a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro tem 92.302 crianças em creches. Todas as 780 unidades funcionam em tempo integral, em conformidade com a estratégia de expansão da educação integral.

Na atual gestão, cresceu 75% o número de unidades que ofertam vagas em creches parceiras. O número saltou de 23 mil para mais de 45 mil. Esse investimento qualifica o compromisso público da Prefeitura do Rio de garantir a extensão do atendimento em creches em toda a municipalidade, priorizando exclusivamente o tempo integral em inaugurações e parcerias.

O GET Mestre Robson Gracie conta com 24 salas para atender 720 crianças – Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Todo o plano de alimentação das unidades é validado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que segue rigorosos padrões nutricionais. O CAE é composto por agentes da comunidade escolar carioca, que atuam como fiscais, conselheiros e formuladores de melhorias na prestação desse serviço.

Todas as crianças em creche recebem suporte da Secretaria de Educação, com o devido apoio e acompanhamento da Secretaria de Saúde, sobretudo junto ao público-alvo da educação especial. Contam ainda com atendimento especializado e lotação em turmas com a capacidade cuidadosamente ajustada.

O atendimento nas creches segue padrões do Ministério da Educação de permanência em tempo integral, com mínimo de 7 horas diárias (35 horas semanais). Também oferece de forma gratuita e ininterrupta todo o material de higiene e cuidados pessoais necessários, além de alimentação especializada, quando manifestados casos de alergia e/ou intolerância.

O trabalho nas creches também é avaliado qualitativamente por meio de pesquisas de satisfação junto aos responsáveis, como parte do esforço contínuo da atual gestão visando perseguir a melhor oferta de serviço público possível.

Categoria:

  • 4 de junho de 2024
  • Marcações: creches em tempo integral Creches Municipais Educação Prefeitura do Rio