A Escola Municipal Padre Bartolomeu Gusmão, no Cristo, vai ganhar as inovações que a Prefeitura está implementando na Educação da Capital – com sala Google e espaço Make, além da reconstrução de toda sua infraestrutura, com a criação de novos espaços, ambientes climatizados e acessibilidade. O prefeito Cícero Lucena autorizou o início das obras na unidade com investimento de R$ 3,1 milhões, nesta quinta-feira (6), e destacou que a gestão municipal já avançou em praticamente metade das escolas em toda rede de ensino.
“Nós aceitamos o desafio, não só de reconstruir as 45 escolas que estavam paralisadas e destruídas, mas todas as escolas da Rede Municipal estão sendo reestruturadas no novo padrão, que acolhe também a tecnologia, o ar-condicionado, o abastecimento d’água, a área de lazer, a prática do esporte, ou seja, estamos reconstruindo, além da construção de novas escolas também, só em obra já temos 14 que estão sendo feitas”, afirmou o prefeito.
Progresso – De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, com mais essa autorização, já são 91 unidades de ensino com obras iniciadas na Capital, sendo que 35 já foram entregues. A reconstrução de escolas garante um novo padrão, respeitando a necessidade que cada escola tem. “Um diferencial é que a gente não tem um valor fixo para as escolas, nós investimos naquilo que é necessário para colocar as unidades no padrão dessa gestão – com tecnologia, conforto e inclusão”, destacou.
Investimento no futuro – A diretora administrativa da Escola Padre Bartolomeu Gusmão, Sheyla Cavalcanti, comemorou a assinatura da ordem de serviço, ressaltando que a cidade de João Pessoa vai colher os frutos desse investimento no futuro. “Eu tenho certeza que isso vai nos ajudar a fazer um trabalho de excelência cada vez mais, assim como já é o governo do prefeito Cícero Lucena. Essas crianças vão ganhar mais conforto, novos equipamentos e que farão a diferença mais na frente. Então, estamos todos juntos nessa caminhada, porque eu tenho certeza que lá no futuro os frutos aparecerão”, projetou.
Confira todas as intervenções com prazo de execução de 12 meses:
Modernização da fachada;
Construção de pátio coberto;
Construção da sala de leitura, tech atelier, laboratório crie, sala de apoio de robótica e depósitos;
Construção de coberta para interligar a escola ao ginásio;
Construção de espaços para jogos;
Construção de playground infantil;
Construção de wc infantil;
Revisão e recuperação de cobertas;
Reparos e substituição de rede hidrossanitária;
Substituição de louças e metais;
Pintura de toda edificação;
Recuperação e substituição e inserção de novas esquadrias;
Recuperação e manutenção do reservatório d’água inferior e superior;
Execução de projeto elétrico e subestação (aprovado pela Energisa);
Execução de projeto de climatização;
Manutenção e recuperação e substituição de pisos;
Adequação da acessibilidade, considerando as possibilidades da edificação.